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Certa vez ouvi uma história anônima, que me resultou em um grande aprendizado empresarial e hoje eu vou compartilhá-la com você:
O velho pastor cuidava de seu rebanho de ovelhas no campo, quando chegou um carro esportivo de última geração, do qual desceu um homem de terno, elegante e bem arrumado.
O homem foi em direção ao velho pastor e disse:
– “Se eu lhe disser quantas ovelhas têm aqui, o senhor me dá uma delas?”
O pastor, homem simples, contemplou por um instante aquele campo repleto de tantas ovelhas que podia perder de vista, e silenciosamente sinalizou um “sim” com a cabeça para o homem elegante.
O homem foi até o carro e, com o seu tablet, acionou um drone que sobrevoou todo o campo, fotografando o local, mapeando todo o rebanho e, com o auxílio de um algoritmo e uma IA, calculou o número exato de animais ali presentes.
– “O senhor possui um rebanho com 5.793 ovelhas!” – disse o homem elegante, satisfeito com o resultado obtido.
– “Muito bem. O senhor está correto. Pode retirar o seu prêmio.” – disse o velho pastor.
O homem elegante então foi até o rebanho, apanhou um animal e colocou-o debaixo dos braços. Mas, quando já estava indo para o seu carro, foi interpelado pelo velho pastor:
– “O senhor me propôs um desafio, e eu aceitei. Agora eu lhe proponho outro desafio: se eu adivinhar a sua profissão, o senhor me devolve o prêmio que está levando?”
Instigado pela proposta, o homem elegante disse:
– “Parece-me justo. Aceito o seu desafio!”
– “O senhor é um consultor, não é?” – disse tranquilamente o pastor.
– “Sim, o senhor também está correto.” – respondeu o homem surpreso e devolvendo o prêmio ao dono. – “Mas como o senhor descobriu?”
– “Isso não foi difícil”, respondeu o velho pastor. – “Descobri graças a três coisas. Primeiro: você veio aqui, mas eu não o chamei. Segundo: está me cobrando um prêmio para me dizer algo que eu já sei. Terceiro: você me provou que não conhece nada sobre meu negócio, pois estava levando o meu cachorro embora.”
Piadas à parte, a história acima traz um ponto de reflexão importante para todos aqueles que prestam serviço de consultoria e colocam seu conhecimento a favor de outras empresas:
Primeiro: o sigilo empresarial é um tesouro compartilhado e possui um valor inestimável que precisa ser cuidado. Antes de entrar na realidade da outra empresa, converse com o cliente e ofereça o seu serviço com zelo.
Segundo: agregue valor nesta relação, trazendo novas informações e dados ao seu cliente. Você pode utilizar informações básicas como ponto de partida, mas é importante identificar novas leituras e oportunidades, dentro e fora da empresa.
Terceiro, e mais importante: compreenda qual é o negócio do seu cliente, em todos os aspectos possíveis. O diagnóstico precisa ser constante e aprofundado, para compreender os detalhes do mercado de cada cliente.
O serviço de consultoria só faz sentido quando auxilia outras empresas a resolverem suas dores e a aproveitarem as oportunidades.
A missão da Vertent é exatamente essa: auxiliar empresas a obterem resultados efetivos ao final do processo.
Carlos Eduardo Silva