Desenvolva sua Inteligência em Gestão Empresarial

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Entenda sobre o mercado empresarial, desenvolva um olhar estratégico, aprenda com as dicas de nossos especialistas e se inspire em nosso blog.

Certa vez ouvi uma história anônima, que me resultou em um grande aprendizado empresarial e hoje eu vou compartilhá-la com você:

O velho pastor cuidava de seu rebanho de ovelhas no campo, quando chegou um carro esportivo de última geração, do qual desceu um homem de terno, elegante e bem arrumado.

O homem foi em direção ao velho pastor e disse:

– “Se eu lhe disser quantas ovelhas têm aqui, o senhor me dá uma delas?”

O pastor, homem simples, contemplou por um instante aquele campo repleto de tantas ovelhas que podia perder de vista, e silenciosamente sinalizou um “sim” com a cabeça para o homem elegante.

O homem foi até o carro e, com o seu tablet, acionou um drone que sobrevoou todo o campo, fotografando o local, mapeando todo o rebanho e, com o auxílio de um algoritmo e uma IA, calculou o número exato de animais ali presentes.

– “O senhor possui um rebanho com 5.793 ovelhas!” – disse o homem elegante, satisfeito com o resultado obtido.

– “Muito bem. O senhor está correto. Pode retirar o seu prêmio.” – disse o velho pastor.

O homem elegante então foi até o rebanho, apanhou um animal e colocou-o debaixo dos braços. Mas, quando já estava indo para o seu carro, foi interpelado pelo velho pastor:

– “O senhor me propôs um desafio, e eu aceitei. Agora eu lhe proponho outro desafio: se eu adivinhar a sua profissão, o senhor me devolve o prêmio que está levando?”

Instigado pela proposta, o homem elegante disse:

– “Parece-me justo. Aceito o seu desafio!”

– “O senhor é um consultor, não é?” – disse tranquilamente o pastor.

– “Sim, o senhor também está correto.” – respondeu o homem surpreso e devolvendo o prêmio ao dono. – “Mas como o senhor descobriu?”

– “Isso não foi difícil”, respondeu o velho pastor. – “Descobri graças a três coisas. Primeiro: você veio aqui, mas eu não o chamei. Segundo: está me cobrando um prêmio para me dizer algo que eu já sei. Terceiro: você me provou que não conhece nada sobre meu negócio, pois estava levando o meu cachorro embora.”

Piadas à parte, a história acima traz um ponto de reflexão importante para todos aqueles que prestam serviço de consultoria e colocam seu conhecimento a favor de outras empresas:

Primeiro: o sigilo empresarial é um tesouro compartilhado e possui um valor inestimável que precisa ser cuidado. Antes de entrar na realidade da outra empresa, converse com o cliente e ofereça o seu serviço com zelo.

Segundo: agregue valor nesta relação, trazendo novas informações e dados ao seu cliente. Você pode utilizar informações básicas como ponto de partida, mas é importante identificar novas leituras e oportunidades, dentro e fora da empresa.

Terceiro, e mais importante: compreenda qual é o negócio do seu cliente, em todos os aspectos possíveis. O diagnóstico precisa ser constante e aprofundado, para compreender os detalhes do mercado de cada cliente.

O serviço de consultoria só faz sentido quando auxilia outras empresas a resolverem suas dores e a aproveitarem as oportunidades.

A missão da Vertent é exatamente essa: auxiliar empresas a obterem resultados efetivos ao final do processo.

Carlos Eduardo Silva

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